No 9º ano do Movimento Setembro Amarelo, CVV convida a “acolher para cuidar”

Movimento tem como objetivo a conscientização sobre o tema “suicídio e sua prevenção” e entidade enxerga mudança importante nesses anos.

Cuidar de si próprio e das pessoas ao nosso redor sempre foi uma eficiente maneira de evitar desconfortos emocionais e amenizar os efeitos de alguns transtornos mentais. Com essa visão, o CVV definiu como tema deste ano do Movimento Setembro Amarelo “Acolher é cuidar”.

“Cuidar dos outros é oferecer aquele olhar acolhedor de compreender sem julgar e se colocar à disposição para uma conversa amiga”, comenta Carlos Correia, voluntário do CVV.

Setembro Amarelo é o mês de prevenção do suicídio desde 2015, tendo o CVV como um dos seus principais mobilizadores. “O Movimento não é do CVV, apesar de sermos uma das primeiras organizações do país a fazer essa mobilização e, antes mesmo desse movimento, somos uma das primeiras entidades a tentar trazer luz ao debate sobre prevenção do suicídio no Brasil”, complementa Carlos.

Neste ano, o CVV vai priorizar as iniciativas direcionadas à conscientização da importância de se ouvir de forma acolhedora, ou seja, acolher para cuidar. Isso se dará por meio de palestras, rodas de conversa, participação em debates e entrevistas.

Segundo Carlos, neste nono ano de Setembro Amarelo, o CVV percebe que a sociedade está bem mais aberta ao assunto “suicídio e sua prevenção”, com quedas de alguns tabus e preconceitos. “Sociedade civil, setor de saúde, poder público, pessoas físicas e jurídicas estão mais conscientes quanto ao problema e como apoiar na redução dos índices de suicídio que, segundo dados oficiais, mata um brasileiro a cada 45 minutos”, afirma. Essa mudança não deve ser creditada exclusivamente ao Movimento, mas o Setembro Amarelo ocupa um lugar importante nesta transição na opinião da entidade.

O CVV oferece apoio emocional sigiloso e gratuito 24 horas por dia e 7 dias por semana, inclusive aos feriados e finais de semana. O meio mais utilizado é o telefone sem custo de ligação e disponível em todo território nacional, 188, mas há também opções de atendimento por chat e e-mail pelo site www.cvv.org.br.

Saiba mais sobre o Setembro Amarelo em www.setembroamarelo.org.br e nas mídias sociais Instagram, Facebook e Twitter, sempre buscando como @setembroamarelo.

Sobre o CVV

O CVV presta serviço voluntário e gratuito de prevenção do suicídio e apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os mais de 3,4 milhões de atendimentos de 2022 foram realizados por cerca de 3.500 voluntários em cerca de 100 postos de atendimento pelo telefone 188 (sem custo de ligação), ou pelo site www.cvv.org.br, via chat e e-mail apoioemocional@cvv.org.br, além de carta. O CVV é uma entidade financeira e administrativamente independente, mantendo-se por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas – para colaborar, acesse https://www.cvv.org.br/colabore.

Sobre o suicídio

O suicídio é um problema de saúde pública que mata pelo menos um brasileiro a cada 45 minutos, mais do que o HIV e muitos tipos de câncer. O movimento Setembro Amarelo, iniciativa brasileira para ampliar o impacto do dia 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, foi iniciado em 2015 para sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão. Para saber mais, acesse www.setembroamarelo.org.br * Dados do Ministério da Saúde.

Informações para a imprensa
LVBA Comunicação

Izabelle Mendonça – +55 (83) 8640-6016 – cvv@lvba.com.br

Baixe o Release em PDF

Ações setembro amarelo

Fique por dentro das atividades do CVV e da Campanha Setembro Amarelo em todo o Brasil.

Saiba mais

Centro de valorização da vida – cvv

O CVV é uma das ONGs mais antigas do país. Fundado em São Paulo em 1962, atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio pelo telefone 188, e também por chat, e-mail e pessoalmente.

Saiba mais

Prevenção do suicídio

Segundo estudo da Unicamp, 17% dos brasileiros, em algum momento, já pensaram em dar um fim à própria vida e, desses, 4,8% chegaram a elaborar um plano. Em muitos casos, é possível prevenir para que esses pensamentos suicidas não se tornem realidade.

Saiba mais

Participe

Convidamos você a acessar nossa página de downloads e baixar materiais exclusivos para divulgar o Setembro Amarelo em suas redes sociais, comunidade ou local de trabalho. Compartilhe mensagens de apoio, informação responsável e faça parte desta rede de prevenção para alcançar aqueles que mais precisam.

Lembre-se, suas ações podem ajudar a salvar vidas. Ao compartilhar esses materiais, você está espalhando a conscientização e mostrando que a prevenção do suicídio é um assunto que merece atenção de todos.

Baixar agora

Siga no YoutubeSiga

Acolher, Setembro Amarelo 2023

Setembro Amarelo 2018

André Trigueiro

Prevenção do suicídio para além do Setembro com Neury Botega e Cleisla Garcia

Acompanhe também em...
FacebookTwitterTiktok