Data: August 15, 2023 Em: Outros

A campanha do CVV – Centro de Valorização da Vida para o Setembro Amarelo, mês da prevenção do suicídio, é “Falar é a melhor solução”. E porque seria? A primeira razão é a quebra de tabus e o enfrentamento do problema. O suicídio é uma questão de saúde pública, que leva 32 brasileiros por dia, mais do que o HIV ou muitos tipos de câncer, por exemplo. Especialistas apontam que é possível prevenir o suicídio, desde que a sociedade esteja munida de informações e conhecimento. Por isso, é preciso falar.

A sociedade em geral precisa reconhecer sinais, diferenciar mitos e verdades, ouvir profissionais e ter acesso a formas de apoio, como o próprio CVV. Falar também é a melhor solução quando enxergamos pelos olhos de quem pensa em suicídio. Em comum, essas pessoas sofrem uma grande dor e não veem saída para ela, chegando a pensar no suicídio como uma forma de “matá-la”. Em geral, quem pensa em suicídio não quer necessariamente morrer, mas fazer aquela dor sair, mas não sabe como.

A dor, portanto, precisa ter fim, de alguma forma. Assim como os outros sentimentos, como alegria, orgulho, amor, a dor precisa ser expressa, senão sufoca. Por isso, o CVV se coloca à disposição para todos que queiram falar sobre o que estão sentindo, para possibilitar que a dor saia por meio de palavras, e não por atos de agressão contra si e contra os outros.

Se você precisa falar sobre algo, acesse www.cvv.org.br e veja as formas de atendimento disponíveis.

Luiza
Belém/PA

Fonte: https://www.cvv.org.br/blog/porque-falar-e-melhor-solucao/

Compartilhe

Ações setembro amarelo

Fique por dentro das atividades do CVV e da Campanha Setembro Amarelo em todo o Brasil.

Saiba mais

Centro de valorização da vida – cvv

O CVV é uma das ONGs mais antigas do país. Fundado em São Paulo em 1962, atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio pelo telefone 188, e também por chat, e-mail e pessoalmente.

Saiba mais

Prevenção do suicídio

Segundo estudo da Unicamp, 17% dos brasileiros, em algum momento, já pensaram em dar um fim à própria vida e, desses, 4,8% chegaram a elaborar um plano. Em muitos casos, é possível prevenir para que esses pensamentos suicidas não se tornem realidade.

Saiba mais

Participe

Convidamos você a acessar nossa página de downloads e baixar materiais exclusivos para divulgar o Setembro Amarelo em suas redes sociais, comunidade ou local de trabalho. Compartilhe mensagens de apoio, informação responsável e faça parte desta rede de prevenção para alcançar aqueles que mais precisam.

Lembre-se, suas ações podem ajudar a salvar vidas. Ao compartilhar esses materiais, você está espalhando a conscientização e mostrando que a prevenção do suicídio é um assunto que merece atenção de todos.

Baixar agora

Siga no YoutubeSiga

Acolher, Setembro Amarelo 2023

Setembro Amarelo 2018

André Trigueiro

Prevenção do suicídio para além do Setembro com Neury Botega e Cleisla Garcia

Acompanhe também em...
FacebookTwitterTiktok